Chegam-nos muitas perguntas de fotógrafos interessados no Prémio de Fotografia Felix Schoeller e no Prémio alemão da Paz para a Fotografia. Aqui encontra as respostas às perguntas mais frequentes. Encontra todas as informações detalhadas nas nossas Condições de Participação. As condições para o próximo período de submissão das candidaturas (01.01.-31.05.2021) serão atualizadas em novembro de 2020.

1) Quando posso submeter os meus trabalhos ao Prémio de Fotografia Felix Schoeller?

O Prémio de Fotografia Felix Schoeller é organizado de dois em dois anos. O próximo prazo para submissão de candidaturas começa a 01.01.2021 e termina a 31.05.2021.

2) Qual é a relação entre o Prémio de Fotografia Felix Schoeller e o Prémio alemão da Paz para a Fotografia?

O Prémio alemão da Paz para a Fotografia é uma iniciativa conjunta da cidade da paz Osnabrück e do grupo Felix Schoeller sediado em Osnabrück. O Prêmio Alemão da Paz para Fotografia é instituído como categoria especial do Prémio de Fotografia Felix Schoeller.

3) No total, quais são as categorias abrangidas pelo Prémio de Fotografia Felix Schoeller?

  • 3.1) Retrato
  • 3.1) Fotografia de paisagem/natureza
  • 3.1) Fotografia de moda
  • 3.1) Fotojornalismo/editorial
  • 3.1) Tema livre/fotografia conceptual
  • 3.1) Prémio alemão da Paz para a Fotografia
  • 3.1) Melhores Novos Talentos

4) Quem pode participar no concurso?

Nas categorias 3.1. – 3.6. só podem participar fotógrafos e cineastas profissionais. A categoria 3.7. (Melhores Novos Talentos) dirige-se a estudantes de fotografia ou cinema (também Arte ou Design, mas com incidência na Fotografia). Também podem participar estagiários de Fotografia ou assistentes de fotógrafos profissionais. (Encontra informações pormenorizadas nas Condições de Participação.)

5) Quem avalia os trabalhos e quais são os critérios do júri?

Há dois júris especializados independentes que decidem sobre os trabalhos apresentados. Os júris possuem competência nas áreas da fotografia, edição de imagem, fotojornalismo, museus/galerias e ensino. O júri 01 avalia as categorias 3.1.-3.5. e a categoria 3.7. (Melhores Novos Talentos). O Prémio alemão da Paz para a Fotografia tem o seu próprio júri, que é composto por 3 membros do júri 01. Adicionalmente, a cidade da paz Osnabrück nomeia mais três júris das áreas de estudos sobre a paz e arte contemporânea.

Ambos os júris têm acesso apenas aos conceitos escritos e às fotografias apresentadas. Não conhecem os nomes nem a proveniência dos candidatos. Os júris trabalham de forma completamente independente. Do júri não faz parte qualquer representante do grupo Felix Schoeller.

6) Que prémios são atribuídos?

Todos os trabalhos que integrarem a shortlist são publicados na sítio do Prémio.

Todos os trabalhos nomeados (os 5 finalistas de cada categoria), incluindo os textos sobre o conceito e a biografia do fotógrafo, são publicados no sítio do Prémio. Além disso, os trabalhos dos nomeados são apresentados na prestigiada exposição Winners & Nominees no Museumsquartier da cidade de Osnabrück, ao longo de vários meses. Os fotógrafos nomeados são convidados para a cerimónia de entrega dos prémios e inauguração da exposição, em Osnabrück.

Os vencedores das categorias 3.1.- 3.5. recebem adicionalmente um prémio monetário no valor de 2000 EUR cada. O vencedor da categoria 3.7. (Melhores Novos Talentos) é recompensado com um prémio monetário no valor de 5000 EUR. O vencedor do Prémio alemão da Paz para a Fotografia recebe um prémio monetário no valor de 10 000 EUR.

Dos vencedores das categorias 3.1.-3.5., o júri seleciona aquele que, na sua opinião, é o melhor trabalho. Este trabalho é distinguido com o Prémio de Fotografia Felix Schoeller em ouro. Adicionalmente, recebe um prémio monetário no valor de 10 000 EUR.

Os trabalhos vencedores e uma seleção de trabalhos nomeados são publicados nos canais das redes sociais e distribuídos a nível internacional junto da imprensa especializada com vista à sua publicação. Uma seleção dos trabalhos da shortlist é publicada na conta de Instagram do Prémio.

7) O que tenho de submeter e como funciona a candidatura?

Cada trabalho submetido tem de consistir numa apresentação escrita em inglês (no máximo, 700 carateres) e numa série de, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 fotografias. (Encontra os detalhes técnicos nas Condições de Participação.)

Todas as séries são carregadas online na nossa ferramenta de carregamento que estará ativada para o registo e os carregamentos de 01.01. a 31.05.2021. O envio de fotografias impressas não é possível.

8) Quantos trabalhos posso apresentar?

Nas categorias destinadas a fotógrafos profissionais (3.1.-3.6.), cada participante pode apresentar uma série por categoria. Não é possível apresentar várias séries numa mesma categoria. Do mesmo modo, não é possível apresentar a mesma série em várias categorias.

Na categoria 3.7. (Melhores Novos Talentos), cada participante só pode apresentar uma série.

9) Quais são os prazos?

  • 9.1) Período de submissão de candidaturas 01.01.-31.05.2021
  • 9.2) Avaliação online pelo júri e criação da shortlist 06-07/2021
  • 9.3) Reuniões do júri, seleção dos nomeados e dos vencedores 08-09/2021
  • 9.4) Publicação da shortlist e dos nomeados no sítio do Prémio 09/2021
  • 9.5) Cerimónia de entrega dos prémios e inauguração da exposição em Osnabrück 10/2021
  • 9.6) Exposição dos vencedores e dos nomeados no Museumsquartier da cidade de Osnabrück até 2022

10) Onde posso saber mais?

Pode encontrar informações abrangentes nas nossas Condições de Participação taregt:_blank.

Se desejar receber as nossas notícias atuais, pode subscrever aqui a nossa newsletter do Prémio (em inglês).